Total de visualizações de página

sábado, 26 de abril de 2014

Livros lidos em 2014 #5


É, no mínimo, original a sinopse deste livro! Aqui está ela:

Puff, aconteci! É assim que Maria afirma o instante da sua concepção. A partir desse momento, inicia o relato da vida da mãe e das amigas desta.Tudo contado pela voz de um bebé ainda na barriga da mãe. Dia a dia, emoção a emoção. Ora ternurento, ora divertido, ficamos a conhecer o quotidiano de Luísa, Matilde, Elsa, Catarina e Rosário. Esta é a história de cinco mulheres cheias de defeitos e de qualidades. Que enfrentam a vida com o coração e os olhos bem abertos. Como tantas outras mulheres com quem nos cruzamos.Baseado em histórias reais, "Azul Bebé" revela um lado da vida feito de força e esperança. "

Relativamente à minha opinião: fez-me lembrar bastante o filme  "Sei Lá"! O facto de, ter ido ver o filme e pouco tempo depois ter começado a ler este livro também ajudou!

A partir daqui, sou um pouco spoiler...

O livro até retrata a realidade se bem que é bastante ilusório nalguns aspectos. 

Sendo estes os aspectos:

1) As 5 mulheres desta história têm horários de trabalho BASTANTE flexíveis, uma vez que, vão com frequência almoçar e/ou lanchar juntas durante a semana e esses almoços/lanches estendem-se durante grandes bocados, perfazendo por vezes horas... Hum... Isso na vida real, principalmente com a conjuntura actual e com a frequência que o livro nos transmite não me parece possível. 
É verdade que o livro já foi escrito em 2005 mas, mesmo assim não me parece que muitos patrões e empresas achassem graça a estes horários... Claro que existem outras formas de compensar estas horas fora, como: trabalhando em casa, trabalhando ao fim-de-semana, entrando mais cedo, saindo mais tarde... Mas, mesmo assim.... (Também é verdade que 2 das mulheres têm negócios por conta própria e uma delas não tem emprego mas, as coisas, sejam num negócio por conta própria ou não, não se fazem sozinhas!)

2) Devem todas ganhar MUITO BEM, uma vez que, como já referi a quantidade de vezes que vão almoçar e lanchar fora e também jantar é grande! Por vezes, também organizam almoços e jantares em casa umas das outras mas, mesmo assim... Claro que esta minha opinião está bastante relacionada com o bombardeamento com que me deparo hoje em dia nas notícias e não só sobre a crise, o esticar o ordenado, o fazer contas à vida, o levar marmita para o emprego/escola para o almoço/lanche, etc. ...

3) A Matilde, uma das 5 mulheres do livro, tem 7 filhos!!! 7!!! E não trabalha. Trabalha só o marido! Além disso, também ela tem uma disponibilidade BRUTAL para ir almoçar e jantar fora com as amigas (é um bocado estranho tendo em conta que o marido é mulherengo e, muitas vezes tem, à noite "reuniões"...).

4) São mulheres mas, no fundo comportam-se como adolescentes...

5) Cada uma delas (quase todas) têm o coração partido devido a algum ser do sexo masculino com quem já não estão. Mas, no fim, praticamente todas, acabam por ficar com eles "porque de repente mudaram"... Desta, não estava à espera. Excepto no caso da Luísa... 

6) Uma delas, tem uma irmã advogada, a quem por vezes recorrem mas, não sabem o nome dela! (Uma das personagens admite-o! Não sou eu que estou a tirar ilações.)

O livro, é exactamente aquilo que eu estava à espera: de leitura bastante acessível, leve e que dá para rir e nos abstrairmos de tudo com as parvoíces que por ali se passam. Mas, pronto, não vai muito além disso, excepto pelo amor que cada uma destas mulheres nutre por cada uma das outras!

Uma falha muito grande que o livro tem é que parece que não foi revisto antes de ser publico, uma vez que, tem erros, tem falta de caracteres...

Nenhum comentário:

Postar um comentário