Total de visualizações de página

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Silêncio! Vamos gravar... Som! Câmara! Acção! #6

Para uma noite como a de hoje (e, pelo que consta as próximas serão iguais - muito frio e alguma chuva) venho-vos falar de um filme.

E que filme é esse? Não, deste vez não está relacionado com os Óscares. (Até porque vi este filme antes de começarem a falar dos Óscares.)

O filme sobre o qual vos venho falar é:


Cá traduziram para "Visto do céu".

Duas versões do que escreveram sobre o filme:

« 6 de Dezembro de 1973. Susie Salmon, de 14 anos, sai da escola e a meio do percurso de regresso a casa é abordada por George Harvey, um vizinho que leva uma vida estranha e solitária a construir casas de bonecas. George convence Susie a entrar num anexo onde acaba por a violar e assassinar brutalmente. 
O filme, baseado no livro homónimo de Alice Sebold, mostra-nos Susie num limbo celeste, observando a sua família destroçada, tentando, de algum modo, ajudar os que ama a superar o sofrimento que o seu desaparecimento causou, ao mesmo tempo que procura vingança para o homem que lhe tirou a vida.»

« Em Dezembro de 1973, Susie Salmon, uma jovem com apenas 14 anos, é assassinada no caminho da escola para casa. Após a sua morte ela continua a vigiar a vida da sua família enquanto o seu assassino, um vizinho pedófilo, continua à solta. Aprisionada num outro prodigioso, mas misterioso mundo, Susie descobre que tem de escolher o seu desejo de vingança com a vontade de ver a sua família novamente feliz. O que começa como um chocante homicídio transforma-se numa viagem plena de imaginação e expectativa através dos laços da memória, do amor e da esperança...»


Quis vê-lo porque já tinha lido o livro:


Já que li o livro e só mais tarde soube que existia o filme, quando tive oportunidade decidi vê-lo e, como já foi à largos meses (chegando a ser anos até) que li o livro apercebi-me que pouco me lembrava da história (mas, isto também deve estar relacionado com o facto de que não gostei...) e, portanto vi o filme quase como se a história fosse nova para mim porque realmente muitos detalhes que se passavam no filme eu não me lembrava deles (no livro) e, nesse sentido, não vos posso dizer o quão o filme é fiel ao livro...

Deixo-vos com o trailer que à partida podem pensar que vos mostra a história quase toda mas, na verdade não o faz!


Lembro-me, contudo, que achei a leitura aborrecida e, não coloquei o livro de parte porque, uma vez que tinha iniciado a leitura queria acabá-la e  o livro não é assim tão grande e está escrito de uma forma acessível. 

Relativamente ao filme: também o achei aborrecido mas, confesso que algumas partes me surpreenderam pela positiva e fiquei muito surpreendida por, ao estar a visualizá-las, não se fazer "luz" na minha cabeça e recordá-las ou parte delas do livro...

Se tivesse sido eu a escrever a história mudava algumas coisas para não ser uma história triste... Porque acho que no fundo, pelo filme é que tirei esta conclusão, até tinha «pernas para andar» nesse sentido mas, claro que nem todas as histórias têm de ser felizes. A minha opinião é que deviam! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário