Total de visualizações de página

domingo, 15 de março de 2015

Leituras de 2015 #4

Recebi um livro nos meus anos que optei por trocar por este que vêem na foto tal como escrevi neste post.


E acabei de o ler recentemente sendo o número 4 deste ano. 

Os outros 3 que já li este ano podem ver os posts que escrevi sobre eles aquiaqui e aqui.

Passando a falar sobre o livro da foto... A sinopse dele é esta:

Os Tides são uma família com segredos sombrios. Marcados pelos acontecimentos de um dia trágico, há dez anos, cada um deles, à sua maneira, tenta seguir com a sua vida.
Dora, a filha mais nova, vive num armazém degradado no East End com o seu namorado artista, Dan. Está a conseguir levar uma vida calma - mas quando descobre que está grávida, a notícia deixa-a abalada e leva-a a recordar uma culpa de longa data. Ao voltar a Clifftops, a casa da família situada no alto da costa de Dorset, Dora tem de enfrentar o seu passado. Clifftops não mudou nos últimos anos e, ao percorrer as suas divisões e jardins, Dora ainda consegue sentir o eco daquele terrível dia de verão em que a vida dos Tides mudou para sempre. Quando Dora começa a procurar pistas dos acontecimentos daquele dia fatídico, dá-se conta de que o caminho para a redenção pode estar na sua irmã problemática, Cassie. Se Dora conseguir arrancar a Cassie os segredos que ela jurou levar consigo para o túmulo, talvez consiga a redenção. Mas será que segredos antigos podem realmente ser perdoados? E mesmo que se consiga perdoar e esquecer, como é que nos permitimos amar de novo? "

Curiosidade aguçada?

Cada capítulo do livro alterna entre o presente e o passado, ou seja, ocorrem avanços e recuos temporais. E em cada capítulo vamos seguindo a vida de uma personagem (no total de três).

Inicalmente, a história começa com Helen, Richard e os seus pais. Mais tarde, Cassie e, posteriormente Dora juntam-se à história. E, ainda depois disso Alfie. E é a partir daqui que a história realmente começa...

A história deste livro gira à volta de erros, de ressentimentos, sentimentos de culpa, solidão, revolta e perdão.

Todos nós cometemos erros e, nesta história, apesar de nenhuma das personagens ser realmente culpada pelo que se passou não é isso que cada uma delas sente... Cada uma delas consegue arranjar argumentos para justificar o seu sentimento de culpa e consequentemente vivem de uma forma que consideram um castigo para si mesmas.

Mais tarde, entra Dan e antes deste Violet. E, assim temos uma história bem conseguida mas, sem muitas personagens.

É uma história muito triste!!! Mais: no fim do livro aconteceu-me várias vezes virem-me as lágrimas aos olhos. Mas, no fundo, é uma história que infelizmente pode muito bem ser real. Afinal, descuidos acontecem  e podem tornar-se em verdadeiras tragédias!

Gostei do livro (a capa atrai-me bastante!) e da sua história mas, por ser muito triste principalmente mais para o fim torna-se um pouco complicado ler o livro em público (a menos que uma pessoa ponha os óculos de sol e tenha os lenços à mão)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário