Tal como referi aqui, este ano uma das prendas que recebi do amigo secreto foi um livro que queria.
Este:
O título é «Óscar e a Senhora Cor-de-Rosa» e tem esta sinopse:
" Óscar e a Senhora Cor-de-Rosa revela-nos a amizade entre uma criança com leucemia e uma voluntária na área da pediatria do Hospital que todos os dias o visita. Entre os dois decidem: «cada dia equivale a dez anos». O menino passa a brincar que avança no tempo e que aproveita a vida nas suas diferentes idades. Reinventa o Mundo sob a maravilhosa cor de fantasia e desafia a morte com um olhar divertido sobre o Universo dos adultos e das outras crianças doentes que o rodeiam no Hospital.
A história de um menino de dez anos e as cartas que escreve a Deus. Uma lição de vida que nos faz dar valor a cada instante que vivemos. "
O livrinho, tem 94 páginas mas, não foi por isso que eu o li rápido... Uma das razões pelas quais isso aconteceu foi porque eu sabia que este livro era "qualquer coisa" e, como tal, queria ler e ter tempo para entender o que lia e o que não estava escrito - ou seja, aquilo que conseguimos depreender.
Desde a primeira vez que vi este livro e li a sinopse que percebi que a história que ele continha era uma história que se podia comparar ao tão famoso livro «O Principezinho». E isto porquê? Porque apesar de ambos serem histórias simples são, ao mesmo tempo, histórias complexas. O que está escrito é apenas uma parte da história! Porque a história está escrita de maneira a poder ser adaptada à nossa vida e interpretada de várias maneiras. Inclusivé, a mesma pessoa, lendo mais que uma vez estas histórias pode dar-lhes interpretações diferentes.
Destacando uma frase que vem na capa:«São as palavras simples que nos aquecem o coração e dão sentido à vida.»
Enquanto lia o livro tirei fotos a algumas das páginas que tinham frases que considerei bonitas. Posteriormente, sublinhei essas frases e de seguida partilho-as com vocês:
A última frase que sublinhei da foto anterior é, à primeira vista forte mas, se pensarmos bem percebemos que é a realidade. Ora pensem lá comigo: o que ontem em Ciência era verdade, hoje pode não o ser...
A frase que sublinhei é dita por Óscar ao seu médico... É o que todos pensamos, não é verdade? Mas, no livro é verbalizado por uma criança.
Todos os dias são novas oportunidades. Todos os dias aprendemos. Todos os dias devemos estar receptivos a ver o Mundo de maneira diferente.
Gostei muito da metáfora em que o autor compara a vida e um presente.
A maior parte das frases que gostei mais pertencem ao fim do livro. Pois é quando realmente a história transmite mais mensagens.
Então e o que me dizem sobre este livro a partir daquilo que eu escrevi neste post?
Nenhum comentário:
Postar um comentário