Total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Leituras de 2018 #15

Mais um livro que li por influência do Clube de Leitura. Desta vez foi um livro brasileiro chamado «O Fim». Foi escrito por uma actriz brasileira (mas, eu não a conhecia).

Disseram-me que era um livro muito bom e que se lia bem. O livro é sobre a história de cinco amigos que, no momento em que o livro é escrito já estão na 3ª idade e a reviver como foi a vida de cada um.

Para perceberem melhor deixo aqui a sinopse:

«Cinco amigos cariocas, velhos, vêem o fim aproximar-se a passos largos. Quase a cortar a meta da vida, recordam paixões e traições antigas, cobardias e vergonhas, manias e inibições. No Rio de Janeiro dos anos 60, onde se conheceram, uniu-os a folia, as festas de álcool, mulheres e droga. Pelo meio, aconteceu a vida: casamentos, separações, filhos, contas por pagar, sonhos por cumprir. Além de um passado de excessos e de um presente de frustrações, pouco têm em comum. Álvaro vive sozinho, passa o tempo de médico em médico e não suporta a ex-mulher. Sílvio é um drogado que não larga os vícios nem na velhice. Ribeiro é um rabo-de-saia atlético que ganhou nova vida ao descobrir o Viagra. Neto é o chato da turma, marido fiel até ao último dia. E Ciro, o Don Juan invejado por todos — mas o primeiro a cair. À volta destes cavaleiros cariocas, movem-se as mulheres — esposas, amantes, filhas e mães — amargas, neuróticas, ternurentas, sedutoras, enganadas e resignadas. 
Juntos compõem um mosaico do Rio de antes e de agora. Há graça, sexo, sol e praia nas páginas de Fim., mas também há melancolia. Fernanda Torres, premiada actriz, estreia-se nas letras com um romance fora de série: sagaz, viril, profundo, cru, pleno de humor e vitalidade. Um livro que vai e vem como a vida e a morte: sem desculpas.»


Sem dúvida alguma que, peguei no livro com altas expectativas mas, esperava dele algo diferente.
Não posso dizer que não gostei porque não seria de todo verdade. E é engraçado que apesar de ter ficado desiludida porque esperava outras histórias há muita coisa deste livro que ainda está bem presente na minha memória. Algumas histórias que já li há vários dias...

Foi interessante ler a desmistificação de como uma pessoa mais velha pode olhar para tràs, para aquilo que foi a sua vida... Eu, com 27 anos, não tenho esse tipo de pensamentos e é giro como os livros nos põem a pensar em situações que provavelmente de outra maneira não o faríamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário