Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de março de 2019

Leituras de 2019 #4

Assim que acabei de ler o último livro, este, peguei logo no outro livro editado em português e da mesma autora:


Livro «Tudo o que ficou por dizer»

A sinopse não me fazia prever uma história feliz e entendam porquê: 

«"Lydia morreu. Mas eles ainda não sabem."
Começa assim o avassalador romance de Celeste Ng. É de manhã, a família desperta para o pequeno-almoço. O pai, a mãe, o filho mais velho e a filha mais nova. Há porém um lugar vago à mesa e um silêncio que pesa. A filha do meio, a favorita dos pais, está ausente.
Como morreu, ou porque morreu, é para já um enigma. Há um inquérito, dúvidas, suspeitas e acusações. E uma teia delicada de dramas antigos, de segredos, que se vão desvendando pela voz (e pelo olhar) de cada um dos elementos da família. Apaixonamo-nos por eles, tão expostos (e tão frágeis) nesse momento de perda. Conhecemos a mãe, loura e de olhos azuis, que abandonou o sonho de uma vida pela filha - a quem depois virá a exigir o impossível. O pai, de ascendência chinesa, que projecta na única filha de traços ocidentais a sua própria integração na América. E conhecemos os irmãos de Lydia, a quem foram dadas apenas as sobras do amor - mas que nem por isso deixaram de a amar.
Tudo o que Ficou por Dizer é um romance pungente, narrado numa voz terna, por vezes poética, sempre precisa. É uma obra sobre os não-ditos, os abismos que se abrem nas famílias, os esquecimentos do amor. E sobre esse enorme mistério chamado Lydia, que na hora da sua morte ofereceu à família, por fim, uma hipótese de redenção.» 

Comecei a ler o livro mas, ao longo do tempo fui perdendo o ânimo até que lhe voltei a pegar e li muito bem até ao fim. 

Sem dúvida que é um livro que aborda uma perda mas, eu pensei que ia acabar por abordar esse tema de uma forma pesada. E acabou por não acontecer isso. 

O livro permite que o leitor conheça como uma morte pode afectar toda uma família.
O livro dá-nos a conhecer como, a vida pode dar uma grande volta. E depois outra. 

Decidi ler este livro porque gostei muito do livro «Fogos em todo o lado» e estava com medo de me desiludir e penso que de início isso aconteceu mas, depois este livro deixou-me a pensar... E acima de tudo: li frases que me marcaram e outras que ainda hoje me fazem pensar e que acho que vão fazer por muito tempo!

A vida não é linear e mesmo em algumas situações quando achamos que algo é óbvio pode não ser. E todos os dias nós olhamos uns para os outros e achamos que conhecemos e sabemos o que vai na cabeça das outras pessoas e julgamo-las e afinal podemos estar tão redondamente enganados!

E assim posso dizer que: cada um à sua maneira gostei muito dos livros da Celeste Ng. E é engraçado que tanto um livro como o outro aborda MUITO a temática de famílias com vários filhos. E aborda também o impacto que uma pessoa sente por ser diferente - em ambos os livros por terem traços orientais.

Muito interessante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário