Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Leituras de 2017 #6

A primeiríssima coisa em que reparei neste livro e que captou a minha atenção foi mesmo o facto de ter o meu nome no título.

Peguei no livrito, li a sinopse e fiquei surpreendida como é que era um livro com uma história sobre a II Guerra Mundial, que é um dos temas mais interessantes para mim da História Mundial e que em nada fazia adivinhar pela capa...

Claro que o comprei e pensei mesmo:"Quando é que eu o vou ler? Ou será um de muitos que ficam na minha estante à espera de ser lido (e que depois acaba por não ser)?". Felizmente, quando acabei o  livro anterior olhei para este e pensei:"É agora! Chegou a tua vez!" E pronto assim fui eu começar a ler um livro que tinha esperanças de gostar...

Comecei por levar o livro comigo numa manhã em que estive à espera de uma consulta (a manhã toda) e, como tal o resultado foi que li logo 100 páginas na primeira vez que peguei no livro. Gostei do que li e até me senti embrenhada na história. E foi assim sempre! Sinto normalmente que sou uma leitora fácil de levar porque «faço o caminho que o escritor traça para o leitor» sem estar a pensar no que vem a seguir. Basicamente: vejo o que está à frente. Mas, um dia, estava a ler e algo que eu nunca pensei aconteceu... Pior: tive que parar com a leitura nesse momento! O que iria acontecer a seguir? Lembro-me que a partir daí, por ser «a vida que manda em nós», abrandei o ritmo de leitura mas, nessa altura lembro-me que o mistério estava mesmo no ar!!!

Considero que a partir daí a história passa a focar-se mais numa personagem. Quando até então a história tinha-se focado noutra. Considero, portanto que podemos dividir o livro em duas partes, sendo que a segunda é muito mais intensa e 100% dedicada a uma personagem!!!

Gostei muito do livro! Quando o comecei a ler tinhas as expectativas em alta e já pensava que ia gostar muito do livro mas, isso podia não acontecer... Mas, felizmente acabou por acontecer e é giro que no meio disto tudo a história desenrolou-se de uma maneira diferente daquela que eu estava à espera.

Mesmo assim, acho que para o livro ficar tão surpreendente tiveram que escrever um desfecho para uma determinada personagem que eu não acho muito credível mas, pronto não sou eu a autora do livro e gostei muito de tudo.

Neste momento, ainda não o posso dizer com clareza porque acabei de ler o livro ontem mas, acho que foi um livro que me marcou e tem passagens que vão ficar na minha memória durante uns tempos. E arrisco a escrever que foi um dos livros que mais gostei de ler.

Posto isto: sim, aconselho a sua leitura. Principalmente, a quem for fã de livros relacionados com a II Guerra Mundial.


No meio disto tudo, acho engraçado, que tenha dado por mim, mais do que uma vez, a pensar que o escritor era norte-americano ou polaco. Mas, invariavelmente, quando via o nome dele na capa lembrava-me que é português. Considero que é um livro que tem tudo para ter sucesso no estrangeiro!

E, entretanto hoje, já comecei a ler outro livro! Estou imparável!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário