Para o Clube de Leitura deste mês, foi escolhido lermos um dos dois livros traduzidos para português (do polaco) da autora Olga Tokarczuk que foi Prémio Nobel 2018.
Quando fui ler a sinopse dos dois livros - «Viagens» e «Conduz o teu arado sobre os ossos dos mortos» - decidi que queria ler este último. No entanto, achei que os livros eram caros (quase 20 euros!) pelo que fui ver se havia algo no OLX - e havia. Mas, o que havia era o «Viagens». Acabou por ser o livro que comprei (e mostrei aqui). No entanto, antes do livro chegar pedi a uma rapariga do Clube de Leitura que me emprestasse o livro dela (o destas fotos) - isto porque ela já estava a ler o livro antes do último Clube de Leitura e porque ela não vai a este Clube.
Comecei a leitura com as expectativas baixas. Primeiro porque estava a ler um livro que estava a adorar e tive que o colocar de lado). E depois porque esta não tinha sido uma escolha de leitura feita por mim.
Além disso, a Marta disse-me que este livro falava um pouco sobre Astrologia e que por isso mesmo acha que irá dar pano para mangas para a interpretação que iremos fazer no Clube.
Inicialmente, a história começa com uma morte e eu pensei:"Mau." Mas, no geral, toda a história acaba por fluir e não é maçadora. Mesmo a escrita não é complicada.
Dei por mim a ter muitas páginas de leitura pela frente e a achar que talvez não acabasse o livro até ao Clube mas, eis que um belo dia dei um avanço descomunal na leitura (é o que dá usar transportes públicos e ficar muito tempo à espera).
No final, acabei por gostar do livro mais do que estava à espera. Muito provavelmente também porque as expectativas estavam baixas! E fui tão conduzida pela história que não achei que fosse aquele «o segredo».
É interessante a mensagem que o livro tem! Até me deixou a pensar...
Nenhum comentário:
Postar um comentário