Total de visualizações de página

domingo, 23 de março de 2014

Passatempo da Editorial Presença - Parte I


Quem tem facebook, provavelmente tomou conhecimento do passatempo que a Editorial Presença fez entre 14 de Fevereiro e 14 de Março.

Para quem não tem ou tem e não sabe eu explico: a Editorial Presença decidiu realizar um EXCELENTE passatempo em que dava possibilidade às pessoas para ganharem livros grátis. Sim, isso mesmo! Livros grátis!!! As pessoas só tinham que pagar os portes. Mas, para conseguir isso tinham que "contribuir" com qualquer coisa. E qual foi essa coisa? Publicidade. Pedir aos amigos que se registassem no passatempo e assim angariarem pontos para poderem encomendar os livros que quisessem.

Ora, como eu ADORO livros e também GOSTO MUITO de pechinchas não pude deixar de NÃO participar neste passatempo. E quando digo isto talvez não esteja a ser bem explícita: eu participei com BASTANTE afinco neste passatempo. Vocês já o vão perceber...

ALGUNS dos livros que ganhei:


Manhattan Transfer

(Volume 2 da Trilogia U.S.A)

Sinopse: John Dos Passos é sem dúvida um nome incontornável da literatura norte-americana do século XX. Responsável pela introdução de técnicas literárias inovadoras e originais, inspirou toda uma nova geração de escritores e mereceu a crítica elogiosa dos seus contemporâneos. Manhattan Transfer, publicado pela primeira vez em 1925, é justamente considerado por muitos a obra mais importante do autor. Através deste livro John Dos Passos esboça um retrato fiel da América, captando o verdadeiro espírito da cidade de Nova Iorque pelo olhar, bastante próximo do registo cinematográfico, daqueles que a habitam.

Beatriz e Virgílio

Sinopse: Henry, um escritor reconhecido, decide escrever um livro, meio ficção e meio ensaio, como forma de abordar todos os aspectos de um mesmo tema. Completamente desencorajado pelos seus editores, desiste do projecto e vai viver para outra cidade. Aí, contudo, continua a receber cartas de leitores e, um dia, um taxidermista escreve-lhe a pedir ajuda. Henry apercebe-se então de que estão ambos a tentar escrever sobre o mesmo tema. Um livro polémico e provocador, que confirma o autor de A Vida de Pi, o Man Booker Prize de 2002, como um dos mais surpreendentes escritores canadianos da actualidade.

Um Casamento Feliz

Sinopse: O psiquiatra Cat Bradley tem uma vida feliz: é um homem decente e íntegro, amado pelos filhos, respeitado pelos pacientes e com um sólido casamento de quinze anos com a mulher que ama. Até que uma noite um problemático adolescente chamado Peter Blue entra numa viagem de loucura que mudará para sempre a vida do médico. Depois de uma acesa discussão com a sua namorada, Peter incendeia a igreja local e aponta uma arma ao polícia da cidade, um homem que não perdoa nem esquece. Ao enfrentar a prisão seguido de um forte sentimento de desespero, Peter é enviado a Cal para tratamento, numa última tentativa de salvação. Para Cal é o princípio de uma viagem ao mundo do medo, decepção e crime. Mas bizarramente, Cal descobre em Peter uma mente extraordinária, quase visionária, que o leva a questionar a sua própria vida, vendo-se obrigado a escolher entre aquilo em que acredita profundamente e aquilo que mais ama. Um thriller psicológico, bestseller nos EUA de um autor reconhecido e premiado, agora traduzido pela Presença.


1919
(Volume 2 da Trilogia U.S.A)
Sinopse: 1919 é o segundo volume da trilogia USA, obra-prima de John Dos Passos que o sagrou como um dos grandes escritores norte-americanos do século XX. Nela é exibida uma panorâmica soberba do desenvolvimento histórico e cultural da sociedade norte-americana ao longo das primeiras décadas do século XX, num estilo inovador e revolucionário que viria a inspirar sucessivas gerações de escritores. Quando 1919 se inicia, a América e o mundo estão em guerra, e as personagens, históricas e fictícias, vêem-se atiradas para o caos sendo poucas as que conseguem manter-se fiéis aos seus ideais. Os seus trajectos de vida cruzam-se para formar uma «crónica contemporânea», escrita com recurso, à semelhança do volume anterior, a uma técnica narrativa experimental que inclui recortes de notícias, breves biografias de figuras públicas da época e fragmentos de escrita de fluxo de consciência autobiográfico através dos quais vão desfilando informações, personalidades, a sociedade americana, o mundo.

O Grande Capital
(Volume 3 da Trilogia U.S.A)
Sinopse: Este volume, que encerra a monumental trilogia U.S.A., reconstitui o período que se segue à guerra de 1914-1918, acompanhando a recuperação económica a fundação das grandes empresas e os mercados de acções. Além das personagens que já conhecemos nos dois primeiros volumes surgem figuras típicas desta época, como Henry Ford, William Randolph Hearst, ou Margo Dowling. A febre da riqueza torna-se contagiante; multiplicam-se os escândalos, as grandes festas e os grandes negócios; uma vertigem que terminará com o crash de 1929. A singular técnica de escrita de John dos Passos mantém a forma e o ritmo únicos, indissolúveis da essência do próprio romance.

As Meninas

Sinopse: As Meninas, romance escrito em 1973, apresenta a vida e as relações afectivas, sexuais e familiares de três jovens universitárias, no auge da ditadura militar no Brasil. Foi um dos raros textos que ousaram abordar temas como a repressão e a tortura. Lygia Fagundes Telles fê-lo através desta narrativa que se desenrola no microcosmo que é um pensionato de freiras, onde vamos encontrar Lia, Lorena e Ana Clara, três personagens provenientes de estratos sociais distintos. A autora escolheu para lutar contra a opressão e a decadência, personagens com individualidade própria e uma história, com sonhos de juventude, fantasmas do passado, contradições em que se debatem, ora sob o impacto dos seus impulsos de libertação ora sob o peso do que as aprisiona. Amigas íntimas, dialogam, reflectem e monologam, questionando-se. A sua união é no entanto precária, e não apenas por ser circunstancial, mas porque cada uma segue um caminho que lhe é próprio, um destino individual que transcende qualquer análise sociológica. Lygia Fagundes Telles gera, com a sua arte, uma força vital que se transmite e um êxtase que seduz, graças a uma escrita inovadoramente romanesca que a consagrou em definitivo, com este romance, como um dos maiores nomes da literatura brasileira.


A Regra dos 2 Minutos

Sinopse: Max Holman, após ter cumprido uma sentença de dez anos, descobre ao sair da prisão que o seu filho único, um polícia de Los Angeles, tinha sido abatido a tiro no dia anterior. O arrependimento define este homem que tudo faz para se redimir do passado. Agora resta-lhe fazer tudo o que estiver ao seu alcance para desagravar a morte do filho e apanhar o assassino. Este não é o tipo de policial a que estamos habituados. Pauta-se por um registo muito realista, onde a acção obedece às motivações complexas e profundamente humanas das personagens. Robert Crais é um escritor multipremiado, com um leque de obras já traduzidas em 36 línguas. Campeão de vendas, em 2006 foi-lhe atribuído o Ross Macdonald Award, por ter elevado os parâmetros da excelência dentro deste género literário.
2 minutos... Este é o tempo que o assaltante de um banco tem até à chegada da polícia. Quem quebra a regra dos 2 minutos arrisca-se a passar uma vida na cadeia. Mas nem toda a gente vive de acordo com regras... Um thriller que o prenderá a partir do 1º minuto.


Boas Notícias, Más Notícias


Sinopse: À primeira vista, Charlie e George são dois indivíduos banais que não têm absolutamente nada em comum. Mas as aparências enganam, e o mundo é um lugar repleto de coincidências imprevisíveis e chocantes… Devido a um erro burocrático dos Serviços Secretos Britânicos, Charlie e George foram colocados na mesma missão, sob o mesmo disfarce. E, quando cada um recebe ordens claras para eliminar o outro, as coisas vão começar a tornar-se muito complicadas… David Wolstencroft recupera o melhor do romance de espionagem e subverte-o com uma dose de humor e originalidade. Uma narrativa intrépida que constituirá uma leitura imparável.


O Charme Discreto da Vida Conjugal

Sinopse: Hannah atinge a maioridade na América dos sixties, fervilhante de contestação e de explosivas experiências. O pai é um conhecido contestatário e a mãe uma pintora excêntrica, mas Hannah é a filha bem ­comportada que sonha com um amor romântico e uma família feliz. Cedo casa com o conveniente Dan, um médico prometedor que inicia a sua carreira numa pequena cidade do Maine, enquanto ela cuida do pequeno Jeff. Trinta anos mais tarde, nos pós-11 de Setembro, no entanto, uma história do passado faz derrocar tudo o que Hannah tinha como garantido e a sua vida é exposta perante o olhar ferozmente puritano de uma América agora ultraconservadora. Magistralmente escrito e não isento de suspense, este romance explora sarcasticamente o universo norte-americano e as tensões sociopolíticas que o têm atravessado.


Este post acaba por aqui mas, ainda vou fazer mais posts sobre o tema uma vez que, neste post NÃO mostrei TODOS os livros que ganhei no passatempo.


E vocês? Participaram neste passatempo?
Gostaram das sinopses dos livros que encomendei?
Já leram algum dos livros que ganhei? O que acharam?

Nenhum comentário:

Postar um comentário