Total de visualizações de página

sábado, 18 de maio de 2019

Leituras de 2019 #8

Depois do último Clube de Leitura (falei dele aqui) e a Sónia, mentora do mesmo, falou dele aqui ficou combinado que íamos ler Saramago. Mais precisamente o seu livro "Caim":


Desta vez, decidi que, em vez de comprar, ia à Biblioteca porque tinha quase a certeza que por lá o tinham. (E não me enganei!)

Pelo que se podia ler na sinopse, o livro é baseado em partes da Bíblia mas, é contado pelo escritor de modo irónico e mordaz.

O que achei eu do livro?

Já tinha lido Saramago em 2008 (OMG!) por causa da escola. O livro tinha sido «O Memorial do Convento» e lembro-me que, na altura, fiquei agradavelmente surpreendida por me ter dado bem com a leitura apesar da pontuação característica do escritor. E desta vez achei o mesmo. O livro lê-se bem. Por vezes era uma chatice ter que parar a leitura a meio da página porque depois já sabia que ia ser complicado perceber onde tinha ficado. (Isto porque não há parágrafos.)

Não conheço muito da história da Bíblia então por isso também aprendi algo com este livro.

Com o livro também ficamos a conhecer a ousadia de Saramago quando critica (e tão bem!) Deus.

Gostei desta segunda experiência pelo Universo do nosso Nobel. Fiquei novamente agradavelmente surpreendida!

Não é grande e como está bem escrito a leitura «escorrega».


(Outro exemplar do Caim que a Biblioteca tinha e lá estava quando lá fui devolver o que me tinham emprestado. Este está muito mais bem estimado que aquele que levei!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário