Por sugestão do meu pai li este livro:
O livro é do meu pai e é velhinho, como se pode ver nas fotografias e até pelo cheiro a pó que eu sentia por vezes...
Este livro foi escrito por George Orwell (que, fiquei a saber com este livro, na realidade tinha como nome Eric Arthur Blair) e tem outro título bastante conhecido: «1984».
O livro é pequenino (tem pouco mais de 100 páginas) e lê-se bem.
Segundo o que está escrito no mesmo:
«O Triunfo dos Porcos é, fora de dúvida, uma sarcástica denúncia do Estalinismo.
A história começa na quinta de um senhor Jones - "Manor Farm" - quando Majors, um velho e premiado porco branco, resolve reunir à sua volta os outros animais e falar-lhes da vida e de um estranho sonho que tivera na noite anterior. Passados três meses Majors morreu placidamente, mas o seu discurso dera aos animais mais inteligentes da quinta uma visão completamente nova da vida.
Sabiam agora que "tudo o que anda com dois pés é inimigo e que os que andam com quatro pés ou têm asas são amigos" e que a Raça Humana teria de ser completamente derrotada. Uma revolta contra o homem tinha de ser feita e os porcos, reconhecidos como os animais mais inteligentes, foram encarregados de liderá-la.Snowball e Napoleão foram os chefes; o senhor Jones acabou por ser expulso da quinta e esta passou a chamar-se Animal Farm e a ser inteiramente dirigida pelos animais...»
Apesar de ser um livro que já foi escrito à muito tempo é, um livro que está bastante actual!
Os personagens são todos eles animais e, por isso, há algumas partes que são surreais, uma vez que, fazem tudo o que os homens fazem.
E, pronto, foi um dos poucos clássicos que li até agora (ups!) mas, deixou-me com a intenção de continuar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário