Total de visualizações de página

domingo, 22 de julho de 2018

Leituras de 2018 #14

Por causa do Clube de Leitura comprei e li este livro:


                                                    «O Estrangeiro» de Albert Camus

Escolhemos este autor porque é Prémio Nobel e este livro porque é pequenino e, desta maneira, era mais fácil que todos (neste caso, todas) conseguíssemos ler.

Um à parte: quando fui comprar o livro e depois disso reparei que as obras deste autor são algumas e que andam em destaque pelas livrarias. Ou pelo menos eu despertei mais a minha atenção nesse sentido…

Estava a ler outro livro e coloquei-o de parte para ler este mas, isso não me incomodou porque como é pequenino ia conseguir lê-lo rapidamente. Inclusive já tinha o feedback das outras meninas que o livro se lia num instante… Mas, tinha também o feedback delas que nem sabia bem o que achar sobre a história… E eu fiquei intrigada.

Peguei no livro e iniciei a minha leitura. Não me senti entusiasmada, mas, contava que isso iria acabar por acontecer naturalmente mais tarde. Não aconteceu como eu esperava…


Li o livro todo em mais tempo do que estava à espera provavelmente motivada por essa falta de entusiasmo mas, cheguei ao final da história e percebi porque é que elas, as meninas do Clube de Leitura, não sabiam bem o que achar da história e iam refletir… Também eu me senti assim. Acabei a minha leitura e pensei: “É só isto? Mas, o
senhor ganhou o Nobel… Hum, não deve ser só isto e está a escapar-me algo… Bem, refletindo nos próximos dias sobre o assunto hei-de retirar alguma conclusão e interpretar aquilo que li e o que não li (ou seja,
aquilo que o autor não escreveu mas, deu a entender).”

E a conclusão a que cheguei foi (vou ser spoiler!): nós podemos viver uma vida banal e sermos inocente relativamente a determinada situação mas, as pessoas conseguem sempre pegar em algum momento da nossa vida e interpretá-lo de forma errada e condenar-nos. Passando de inocentes a culpados. Mesmo que sejamos inocentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário