Total de visualizações de página

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Leituras de 2022! #13

Shantaram. O que dizer sobre este livro? Em primeiro lugar, que é um calhamaço. Quase novecentas páginas (no Kobo eram mais de mil e cem).
A Sónia Morais Santos, desafiou-nos a lê-lo para Setembro mas, como as leituras estavam atrasadas acabámos por marcar o Clube de Leitura para falar deste livro para hoje. Falámos desta leitura conjunta em Junho (penso eu) e que seria a leitura de Agosto. No meu caso, acho que efetivamente lhe peguei no dia 1 de Agosto mas depois estive vários dias sem lhe pegar. O que se sucedeu? Leitura megaaa atrasada. E a partir daí, percebi que se queria efetivamente ler o livro (mesmo que fosse até hoje) teria que aproveitar todo e qualquer tempo para lhe pegar (porque mesmo quando uma pessoa lia algo, parecia que não tinha avançado.)
Na altura, decidi aceitar o desafio desta leitura porque por ser um livro tão grande pode acabar por ser dissuasor mas com uma leitura em grupo isso podia mudar. Além disso, eu tal como a Sónia e outras pessoas, claro, já tínhamos ouvido falar muito deste livro no podcast da Mariana Alvim ("Vale a pena"). Então senti que era a minha oportunidade. E também porque este ano já tinha «falhado» outras 2 leituras conjuntas de livros que tenho que pegar porque só oiço falar bem («Apneia» e «Shuggie Bain»).

  Livro  "Shantaram"

Praticamente todooo o livro é passado na Índia. Mas numa Índia muitooo diferente daquela que os turistas conhecem (e eu infelizmente nunca fui turista lá). E isto porquê? Porque o livro fala de um bairro de lata. Fala também de um bar (o Leopold's) mais chique. Sem esquecer da máfia, dos gangs e da casa da Madame Zhou.  
É centrado numa personagem mas ao mesmo tempo não é. E porquê? Porque este livro é muito rico em personagens (e em histórias e em locais).
Vamos acompanhando a vida do protagonista neste país e vamos conhecendo as pessoas que passam pela vida dele e que de alguma forma o marcam. Sem dúvida que a minha personagem preferida é o Prabaker. Como não o adorar?
O mais extraordinário disto tudo é: parece que muitaaa coisa do que está escrita o autor vivenciou. WOW!!!
E além disto, está quase a estrear a série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário